Madeira de Demolição

A madeira de demolição é reaproveitada e salva milhares de espécies de árvores. Aliado à preservação da natureza, seu uso traz exclusividade ao ambiente

 

O que é a madeira de demolição?

Madeira de demolição é uma forma nobre de expressão na realização de um projeto arquitetônico, desde o mais simples até o mais sofisticado, pois seu objetivo de trabalhar o contraste entre o antigo e o moderno é realçado, resultando em belíssimos trabalhos, com elegância e responsabilidade ecológica.

Grande parte dos trabalhos executados com madeira de demolição parte da genialidade de grandes mestres da arquitetura, engenharia ou decoração, projetando design contemporâneo com traços antigos a acabamentos finos nos mais diversos materiais envelhecidos ou restaurados. Com a mão de obra especializada de marceneiros e artesãos amantes da profissão pode-se com a madeira de demolição transformar os mais desafiadores projetos em obras primas da construção civil. Imagem relacionada

O Brasil é um país reconhecido pela qualidade de seu trabalho em peças e design de ambientes utilizando madeira de demolição, exportando sua mão de obra e seus produtos para variados mercados do mundo, como Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina, pois como em muitos outros setores, nosso país é melhor visto e apreciado por mercados de fora, do que pelo seu próprio povo com uma gigantesca capacidade de absorver a produção nacional. Podemos destacar o grande esforço de profissionais conscientes, tanto no quesito estética, modernidade, quanto na responsabilidade social, que vem travando bravas lutas contra o desmatamento, bem como o uso indiscriminado da madeira, como sendo uma forma indireta de destruição da natureza.

Diante de toda essa transformação de valores ligados a produtos ecologicamente corretos, podemos acompanhar o crescimento absurdo da demanda por produtos deste tipo, sendo a madeira de demolição um dos itens com forte destaque, por aliar um estilo nobre, ecologicamente correto, e que após o trabalho de mãos talentosas espalhadas pelo Brasil, vem a se transformar em variadas obras de arte.

Fonte: https://madeiradedemolicao.com/sobre-madeira-de-demolicao.html

 


 

“Por conta de sua solidez, durabilidade e textura, a madeira está presente na decoração de muitas casas e escritórios. Além disso, praticamente tudo pode ser construído com ela, como sofás, estantes, mesas, etc.

Entretanto, sua extração não é tão benéfica para o meio ambiente. Por conta disso, a madeira de demolição é uma alternativa à madeira comum. 

Madeira de demolição, como o próprio nome diz, vem da demolição de algumas construções, como barracões e casas. Geralmente, as madeiras reaproveitadas são de peroba rosa, ipê, carvalho ou jacarandá. Resultado de imagem para madeira de demolição

Após ser higienizada e receber tratamento adequado, a madeira de demolição toma a forma desejada e nenhuma peça será igual à outra, afinal, ranhuras características feitas por pregos e o desgaste natural da madeira que já foi usada anteriormente propiciam exclusividade a cada pedaço da madeira de demolição.

Esse material está diretamente ligado à sustentabilidade e a maneira consciente de usar a natureza a nosso favor. Muitas dessas madeiras são nobres e, ao invés de serem extraídas do meio ambiente, são reutilizadas e ganham novas funcionalidades sem causar danos ao ecossistema.

De uns tempos para cá, a madeira de demolição ganhou destaque na decoração e conquistou designers e arquitetos renomados, que pregam a responsabilidade ecológica em seus trabalhos. E você também pode ter uma peça em sua casa.

 

A madeira de demolição pode ser usada em painéis que recobrem paredes e dão toque rústico ao ambiente. Ela pode ser empregada também na fabricação de portas, assoalhos, jardins verticais, escadas, em torno da lareira, mesas, cadeiras, tampos, cômodas, cristaleiras, divisórias, janelas, aparadores, adornos, entre outros.

Cuidados simples garantem a longevidade do móvel. Caso fique exposto ao sol e a chuva, deve-se passar verniz para protegê-lo. Se ele fica em ambientes internos, especialistas recomendam polir com uma lã de aço seca e passar uma camada de cera de carnaúba para resgatar o brilho.”

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/madeira-demolicao-relacao-sustentabilidade/

 


Como reconhecer um autêntico móvel em madeira de demolição?

Um móvel de Madeira de Demolição é bem mais pesado em relação aos outros móveis de madeiras convencionais.

As madeiras apresentam aspecto de furos de prego, de parafusos, restos de tintas, frisos de madeira já trabalhada, demonstrando que está adquirindo um verdadeiro móvel em madeira de demolição.

 


Consciência Ecológica e Ambiental

A necessidade de se preocupar com o meio ambiente se torna cada vez mais importante para não esgotarmos os recursos naturais do nosso planeta. Pensando nisso é que a NetRústicos escolheu trabalhar apenas com madeira de demolição, pois são madeiras recicladas.

Essas madeiras são reaproveitadas de casarões antigos demolidos e nas mãos de talentosos marceneiros, essas madeiras são tratadas e transformadas em móveis considerados de alto luxo.

Essas madeiras eram utilizadas na construção da estrutura de grandes casas antigas, devido suas características resistentes e duráveis. Por isso um móvel em madeira de demolição tem durabilidade superior ao móveis em madeiras convencionais.

Por se tratarem de madeira reutilizadas, é necessário um acabamento mais especializado (ceras próprias, lixas, vernizes). Então vale ficar atento às dicas de manutenção abaixo.

 


Dicas de Manutenção

Os móveis em madeira de demolição recebem na fábrica um acabamento de cera de carnaúba em pasta comum, resultando em um brilho natural e rústico. Quando solicitado pelo cliente, o móvel pode ser pintado na fábrica.

Aconselhamos lixar uma vez por mês a superfície de seu móvel com lã de aço seco fina no sentido da madeira e em seguida passar com uma estopa seca a cera de carnaúba em pasta comum em toda a área lixada.

Deixe secar a cera por 2 horas em média, depois lustre com uma escova de lavar roupas. Por fim, passe uma flanela limpa e seca, para obter um aspecto brilhante.

Caso seu móvel seja utilizado em áreas externas, recomenda-se passar  OSMOCOLOR, que é um tipo de verniz que protege seu móvel contra sol e chuva.

Não utilize em seu móvel ceras e óleos industriais, pois podem danificar o resultado estético do produto.